Blog Solutia

Ferramentas de anúncios viram aliadas dos bandidos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Vivemos em uma era onde a tecnologia faz parte de nossas vidas e facilita muitas tarefas cotidianas como a comunicação, pesquisas e até mesmo as compras. A facilidade de ter tudo ao alcance das mãos nos seduz para que cada vez mais . Entretanto, a bandidagem também se aprimorou e agora usa a tecnologia para aplicar golpes.


Fique sabendo sobre alguns tipos de golpes aplicados com a ajuda da tecnologia e fuja deles!

Já ouviu dizer que "A oportunidade é quem faz o ladrão? Pois é, com a Internet quebramos as barreiras geográficas e para ser roubado não é necessário estar no mesmo local que o ladrão. Agora ele pode aplicar os golpes sem ao menos sair de casa usando a Internet.

 

Para piorar, ao longos dos anos o agrupamento de pessoas em fóruns, redes sociais e sites na Internet passou a despertar em várias empresas o interesse na venda de publicidade. Já existem vários serviços de "ADS (Advertising)" onde um anunciante paga para que seu anúncio tenha destaque, melhorando suas chances de venda.

 

Para anunciar, basta colocar "crédito" na plataforma desejada, bolar seu anúncio e publicá-lo. Ele não passa por qualquer análise de veracidade, então, você pode anunciar quase tudo (drogas, armas e pornografia não são permitidos), mas de resto tudo é possível. Veja Exemplos:

 

- No Google, temos o Google ADS, que exibe propagandas para os usuários de acordo com as pesquisas e interesses por ele realizadas. Quando você pesquisa algo no Google a página retorna dois tipos de resultados: os patrocinados e os orgânicos:

 

A diferença básica é que o resultado orgânico é classificado de acordo com a relevância do site ou conteúdo, que segue uma série de requisitos do próprio Google (entre eles a popularidade e confiabilidade do site). Já o resultado patrocinado não avalia qualquer característica do anúncio e simplesmente o exibe para o perfil selecionado pelo anunciante.

 

- No Facebook, temos o Facebook ADS, que exibe propagandas para usuários de acordo com seu comportamento na plataforma. Como é uma rede social o Facebook possui muito mais informações sobre seu estilo de vida, gostos e interesses do que o Google.

 

 

As possibilidades de escolha do anunciante sobre as características do público alvo são inúmeras. As ferramentas de ADS hoje permitem a seleção e filtragem de público alvo utilizando a localização geográfica (Ex: bairro, cidade, região, estado, país), faixa etária (Ex: de 18 a 60 anos), sexo ou orientação sexual (Ex: masculino, feminino, transgênero), poder aquisitivo, interesses, gostos musicais e associação à outras entidades, como "pessoas que gostam de Beatles" ou "pessoa que curtem a página Solutia Tecnologia".

 

Quem nunca viu em um anúncio a oportunidade de adquirir algo desejado, ou viajar, ou ir ao show que você tanto queria? A tecnologia realmente facilitou nossas vidas, além de facilitar a conexão entre o vendedor e o consumidor, mas nem tudo são flores.

 

Pois bem, os meliantes hoje estão utilizando dessas ferramentas para conseguir milhares de "oportunidades". Basta que coloquem créditos na plataforma e anunciem a venda de produtos que não existem. Como é muito comum comprar pela Internet a taxa de sucesso deles tem sido cada vez maior.

 

Quais os golpes mais comuns?

- Sites falsos anunciados no Google: Bandidos criam sites falsos (muitas vezes copiados de sites legítimos) e o anunciam no Google, direcionando as possíveis vítimas. São ofertados eletrônicos, vestuários, empréstimos, veículos e até mesmo imóveis;

- Anúncios falsos no Facebook e Instagram: Meliantes criam anúncios falsos de eletrônicos, móveis, veículos, imóveis, investimentos e serviços financeiros  que direcionam as vítimas para um site falso, onde o golpe se concretiza com a finalização de uma aquisição;

Para as duas modalidades acima ainda existe o risco do roubo de informações de cartões de crédito, uma vez que o site falso pode oferecer este meio de pagamento e você acabar digitando as informações do seu cartão, tornando o problema ainda maior.

- Anúncios falsos em sites de vendas como OLX, Mercadolivre, Zipanúncios: Ladrões anunciem bens que não existem e fazem um teatro para que a vítima não utilize as plataformas para pagamento (com mercado pago, por exemplo). Somente após pagar um boleto ou transferir o dinheiro é que a vítima percebe que caiu.

 

Como não cair no golpe?

Listamos aqui vários cuidados que devemos tomar antes de pagar qualquer coisa comprada pela Internet

- Para se dar bem em uma compra ou venda é necessário PACIÊNCIA. Não seja ansioso porque a pressa é a oportunidade que o ladrão procura;

- Não acredite em tudo o que vê. Sempre desconfie de preços muito abaixo do mercado, afinal, não existem milagres. Compare sempre com o preço de um concorrente que seja referência no mercado antes de comprar, isso pode lhe dar um aviso claro de que é cilada Bino;

- Antes de comprar procure na Internet pela reputação da loja. Sites de comunidades de consumidores são excelentes medidores, com por exemplo  serviço reclameaqui.com.br. Busque pela loja nesse site e confira as qualificações que ela recebeu antes de comprar. Lembre-se: O fato da loja não estar cadastrada no reclameaqui NÃO garante que ela é segura, pois uma loja golpista pode demorar alguns dias para ser cadastrada. O comum é que as lojas tenham reclamações pois ninguém consegue agradar à todos. O importante é avaliar as opiniões dos consumidores e também se a loja respondeu e atendeu às solicitações de forma satisfatória;

- Verifique o endereço (URL) do site para onde o anúncio te levou. É comum os fraudadores utilizarem as identidades digitais de grandes loja, mas ao acessar o anúncio você é direcionado para um site falso. Ex: Ao clicar no anúncio "TV 50" 4k smart por 999,00" com logotipo das lojas Americanas, você pode ser direcionado para o site www.americana.com.br (sem o "S") ou www.americanas.com (sem .br). Fique atento!

- Utilize mecanismos de segurança de pagamento como o mercado pago. Não aceite pagar via transferência ou boleto quando você tiver disponível uma plataforma, como o Mercado Pago por exemplo. Fraudadores fogem desse tipo de proteção para o consumidor;

- Não compartilhe anúncios por impulso! Você sem querer pode fazer de um amigo ou familiar uma vítima. Compartilhar anúncios falsos pode ser uma grande roubada;

- Denuncie os anúncios falsos. Todas as plataformas que oferecem o serviço de ADS você pode encontrar a opção para denúncia. Ao ver um anúncio falso denuncie o mais breve possível para que ninguém caia no golpe;

- Da mesma forma que anda com mais cautela em ruas escuras e lugares perigosos, passe a ser cuidadoso durante a sua navegação na Internet, principalmente quando se trata da aquisição de um bem. Navegar defensivamente é uma das melhores dicas desse post ;)

 

Infelizmente as empresas que oferecem o ADS já sabem sobre estas fraudes, mas alegam que não é responsável pelo que é anunciado, sendo isenta de toda a responsabilidade. De fato uma arma sozinha não mata ninguém, mas na incapacidade de usar corretamente uma ferramenta existem leis ou regras de uso para evitar que inocentes sejam lesados. Deveríamos ter regras mais rígidas, melhor fiscalização e punição para os responsáveis, diminuindo assim o número de golpes aplicados na Internet.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares para que não caiam em golpes na Internet também!


Leia nosso post sobre "Clonagem ou Sequestro de Whatsapp" e saiba com se proteger desse golpe quer também é muito comum nos dias atuais.

 

Sobre a Solutia

A Solutia trabalha de forma a fornecer
aos seus parceiros as soluções em
tecnologia e infra estrutura necessárias
para o seu controle e crescimento.

Encontre-nos

facebook google linkedin skype

Newsletter

Receba as novidades da Solutia no seu e-mail