Blog Solutia

Já imaginou perder TUDO o que está armazenado em seu celular Android?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A geração de vírus mais temida da atualidade são os ransonwares: vírus que sequestra dados criptografando tudo em seu dispositivo. Em outras palavras o software malicioso codifica todos os seus arquivos pessoais e do sistema e pede um pagamento como resgate para a liberação dos seus dados.

 

Recentemente o mundo teve um prejuízo de bilhões de dólares com inúmeros ataques. Empresas e órgãos públicos como faculdades, administração pública e até hospitais foram vítimas dos desenvolvedores.

 

Já em 2017 os principais especialistas em segurança digital e desenvolvedores para o sistema Android detectaram ameaças semelhantes, que com o tempo foi sendo minimizada com mecanismos de proteção, mas agora uma nova geração de ransonware foi descoberta e especialistas se preocupam com as novas estratégias de propagação e atuação.

 

As principais características novas observadas foram:

- Propagação: Antes de começar a criptografar seus arquivos o vírus se espalha através de mensagens SMS e e-mail utilizando sua agenda e lista de contatos.

Isso pode causar uma velocidade de infecção muito grande, atingindo em poucos minutos milhares de usuários, tornando cada vez mais difícil o controle da ameaça.

- Identificação de dispositivo: Este novo malware possui um sistema diferente que identifica com um código o pedido de resgate. Na prática isso mostra que os desenvolvedores estão aprimorando o controle de sequestros e pagamentos, construindo uma estrutura que pode ser controlada facilmente mesmo com muitos dispositivos infectados.

Basicamente os ransowares anteriores não controlavam com identificação suas infecções, causando mais trabalho manual aos desenvolvedores que limitariam os sequestros e resgates às suas capacidades de contingencia. Neste novo cenário desde infecções até pagamentos de resgate podem ser automatizados.

 

Unindo a poderosa ferramenta de propagação com os novos métodos de controle poderíamos ter a maior infecção em massa de dispositivos da história.

 

Para se manter seguro você deve seguir as recomendações abaixo:

- Faça regularmente um backup de seu dispositivos -  Usuários já podem contar com inúmeras ferramentas pagas e gratuitas para backups automáticos. Isso pode ajudar em caso de infecções e mesmo perdendo uma pequena parte dos seus dados você pode recuperar tudo o que foi salvo no último backup;

- Mantenha seu Android atualizado - Preferencialmente deixe ativa a opção de "atualização automática" para que seu Android esteja sempre atualizado com as últimas definições de segurança;

- Utilize apenas APPs de fontes confiáveis - Utilizar a Google Play não é garantia de que você está livre de ameaças, mas as chances de adquirir um ransonware através dela é infinitamente melhor. Fuja de instalações através de pacotes (.APK) baixados em qualquer lugar da Internet ou transferidas via Bluetooth;

- Atenção às permissões concedidas aos aplicativos na instalação - Muitas pessoas instalam aplicativos sem se atentar às permissões que estão dando à eles. Entenda como funcionam as permissões lendo nosso artigo "Dormindo com o inimigo"

- Utilize um antivírus e tenha uma utilização defensiva - Mais importante do que usar um software de proteção é utilizar defensivamente seu dispositivo. Conheça técnicas usadas como isca pelos hackers e não caia nessas armadilhas lendo nossa dica de "Navegação defensiva"

 

Gostou de nossa matéria? Compartilhe para que seus amigos também fiquem informados!

 

Curta nossa página do Facebook e receba notificações quando as notícias saem quentinhas ;)

 

 

Sobre a Solutia

A Solutia trabalha de forma a fornecer
aos seus parceiros as soluções em
tecnologia e infra estrutura necessárias
para o seu controle e crescimento.

Encontre-nos

facebook google linkedin skype

Newsletter

Receba as novidades da Solutia no seu e-mail