Blog Solutia

Clonagem ou sequestro de WhatsApp? - Aprenda a resolver

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nessa era digital, a malandragem aprimorou suas ferramentas do crime. Uma infinidade de estratégias diferentes surgem todos os dias e usam os computadores, celulares e internet como aliados. Além disso, passamos a usar mais as ferramentas modernas, tornando-as necessárias em nosso cotidiano.

O WhatsApp é um exemplo de ferramenta mais utilizada do que o telefone e até mesmo empresas a utilizam para a comunicação com seus clientes e vendas. Aproveitando-se disso sugiram uma série de golpes utilizados pelos criminosos.

 

Contas desse aplicativo estão sendo clonadas e sequestradas, e posteriormente usadas para golpes como extorsão, pedido de resgate, golpes de estelionato e etc. A criatividade é tão grande que eles podem enviar mensagens à todos os seus contatos e membros de grupos que você participa para pedir dinheiro emprestado se passando por você, simular seu sequestro e pedir resgate, ou simplesmente te pedir dinheiro em troca da devolução da conta.

Normalmente o número de telefone da vitima é encontrado na Internet, como em anúncios da OLX, grupos de Facebook e redes sociais com perfil público. As causas mais comuns do sucesso dos meliantes são a pressa, distração e falta de conhecimento das vítimas.

Como evitar?

Basta ativar a opção de segurança "Confirmação em duas etapas", conforme abaixo:

1 - No WhatsApp, acesse a opção "Ajustes"

2 - Em "Ajustes", acesse a opção "Conta"

3 - Em "Conta", acesse a opção "Confirmação em duas etapas"

4 - Em "Confirmação em duas etapas", acesse a opção "Ativar" e siga as próximas instruções na tela

5 - Insira um PIN (código de segurança) para sua conta e selecione "Seguinte". Logo após, digite novamente o mesmo PIN para confirmar e clique em " Seguinte ". Guarde muito bem esse PIN para facilitar caso necessário e não compartilhe com ninguém.

6 - Insira um endereço de e-mail válido e que você tenha acesso e selecione "Seguinte". Logo após, digite novamente o endereço para confirmar e clique em "Concluir". Vale lembrar que através dele você poderá recuperar sua conta em caso de problemas.

FIM - O processo termina quando seu WhatsApp apresentar uma tela conforme a imagem 7. Assim mesmo que tenham acesso ao seu número ou código de segurança, não vão conseguir acessar sua conta de WhatsApp.

 

Já caí no golpe, o que fazer?

A Primeira coisa a se fazer se você cair em um desses golpes é avisar a todos os seus contatos. Utilize as redes sociais, SMS, telefone e espalhe a notícia, avisando a todos para desconsiderarem todas as mensagens e não depositarem dinheiro em hipótese alguma. Os próximos passos dependem de qual o tipo de golpe você caiu, conforme abaixo.

 

Clonagem ou sequestro?

É comum usar o termo "clonagem", mas nem sempre deve ser aplicado. Por que?

- Clonagem é quando existe um "espelho" de seu WhatsApp, ou seja, você continua usando normalmente mas alguém possui acesso à todas as suas mensagens enviadas e recebidas, além de poder enviar mensagens se passando por você, como se houvessem dois aparelhos com o mesmo WhatsApp;

Existem técnicas simples e outras avançadas para a clonagem. Por este motivo não iremos nos aprofundar neste post e faremos um específico para essa modalidade. Basicamente pode ser desde o uso sem consentimento do WhatsApp Web a um vírus instalado em seu dispositivo.

 

- Sequestro é quando você perdeu acesso ao seu WhatsApp e o criminoso passa a ter o controle da conta. A conta será desconectada do seu dispositivo e você não poderá mais ver as mensagens anteriores, receber ou enviar novas mensagens.

- Controle do seu número de telefone: Com a ajuda de um funcionário da sua operadora de telefonia o seu número é ativado em outro CHIP. Se você não ativou a "Confirmação em duas etapas" as mensagens de SMS com o código do seu WhatsApp serão enviadas para seu número e quem receberá é o sequestrador, que terá o domínio de sua conta. Neste caso sua linha de telefone para de funcionar e você não consegue fazer ou receber chamadas;

- Sequestro da conta mediante código de confirmação: Essa talvez seja o mais ousado método de sequestro, onde o sequestrador entra em contato via telefone alegando ser de uma empresa que lhe fornece serviços, como Vivo, OLX, Mercadolivre, dizendo que são necessárias algumas confirmações. Após confirmar alguns de seus dados (que estão disponíveis na Internet) ele pede que você informe um código que foi enviado por SMS ao seu telefone. É nessa hora que ele consegue o acesso ao seu WhatsApp, entenda:

Ao mesmo tempo em que o sequestrador fala ao telefone com você, ele já tem outro aparelho preparado para configurar um WhatsApp com seu número. No momento em que ele pede a confirmação do código já está na tela de verificação do APP com seu número, esperando apenas o código que você sem perceber pode dar à ele. Instantaneamente seu WhatsApp deixa de funcionar e ele obtém o domínio. Observem que existe um teatro por trás do golpe e se pararmos para pensar um minuto talvez não tivéssemos caído.

Neste caso você conseguirá fazer e receber chamadas normalmente, pois sua linha de telefone continua funcionando. Parta evitar que você retome o controle o golpista irá tentar em outro telefone logar em seu WhatsApp com um código errado, fazendo com que o sistema exija que você aguarde um período antes de solicitar uma nova senha.

Muita gente pensa que é necessário muito conhecimento em tecnologia para conseguir sequestrar ou clonar um WhatsApp, mas na verdade conhecimento em tecnologia quase não é necessário. A ferramenta WhatsApp em si é muito segura e quase impossível de burlar. Não é necessário ser um hacker para aplicar os golpes que veremos abaixo. Para isso os criminosos utilizam a engenharia social, cara de pau e até artes cênicas.

 

Como resolver?

Independente do tipo de golpe a primeira coisa a fazer é avisar à todos os seus contatos. Em seguida comunicar ao WhatsApp pedindo a desativação temporária da sua conta. A conta ficará inativa e você poderá ativá-la novamente em até 30 dias. Durante o prazo seus contatos continuam a lhe enviar mensagens que poderão ser visualizadas após normalização, mas após o prazo sua conta pode ser excluída em definitivo.

Para avisar ao WhatsApp e bloquear a sua conta, siga os passos abaixo

 

Envie um e-mail para o suporte do WhatsApp no seguinte formato:

Para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assunto: Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta

Texto (corpo do e-mail): Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta +551199991234*

*Troque o número de exemplo por seu número seguindo o formato <cód país><DDD sem zero><telefone>. Ex: Se meu telefone for 011-97235-2015, o correto é +5511972352015

 

Não existe atendimento via telefone ou chat. Você precisa enviar o e-mail e torcer para que sua solicitação seja atendida brevemente. Não espere resposta porque ela nunca vêm, mas irão bloquear sua conta evitando que o sequestrador continue utilizando.

 

Se seu WhatsApp foi clonado:

- Finalize todas as sessões web no seu WhatsApp:

1 - No WhatsApp, acesse a opção "Ajustes"

2 - Em "Ajustes", selecione a opção "WhatsApp Web/Computador"

3 - Em "WhatsApp Web/Computador", selecione a opção "Sair de todas as sessões"

4 - Confirme selecionando "Sair" para finalizar

 

- Faça um backup e restaure seu celular com as configurações de fábrica (Hard Reset). Assim qualquer possibilidade de vírus será eliminada. Nunca utilize dispositivos com Jailbrake ou root (quebra da segurança original do sistema) pois isso facilita a invasão;

- Se você usar o WhatsApp Web (via navegador) verifique se em seu computador tem um antivírus instalado e se ele está atualizado. Faça um escaneamento completo do computador com o antivírus.

 

Se seu WhatsApp foi sequestrado:

Se sua linha de telefone parou de funcionar, vá até uma loja de sua operadora e compre um novo CHIP com seu número.  Lembre-se de que você deverá comprovar ser o titular da linha mediante a apresentação de documentos pessoais. Assim que você ativar o novo CHIP poderá ter acesso de volta ao seu WhatsApp.

Se a linha não parou de funcionar, continue tentando entrar em sua conta. Pode ser que você tenha que aguardar um período para solicitar uma nova senha, mas as chances de conseguir são grandes.

Em ambos os casos, se o sequestrador ativou a verificação em duas etapas com um e-mail e senha que você não sabe, a única forma de recuperar a sua conta é com a ajuda do suporte. Escreva um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contando todo o seu problema em detalhes e aguarde retorno.

Existem relatos de pedidos que não foram atendidos, então, há chances de que o seu também não seja. Prepare-se com um plano B como trocar de número.

 

Creio que muita gente não conseguiria ficar um dia sem usar o aplicativo, então pode ser uma boa ideia comprar um novo chip e passar o número aos contatos mais próximos como "temporário" até que o problema se resolva. Caso não se resolva você pode ficar com esse novo número e ativar a verificação em duas etapas para que isso não aconteça novamente.

De modo geral o golpista irá tentar "pescar" com seus contatos por um tempo, e ao perceber que não está mais pegando nenhum peixe ($) vai partir para outra conta, abandonando a sua, aumentando as chances de recuperação.

 

Curta nossa página no Facebook e seja avisado assim que postarmos a continuação desse post, que abordará métodos de clonagem e espionagem de WhatsApp ;)

Sobre a Solutia

A Solutia trabalha de forma a fornecer
aos seus parceiros as soluções em
tecnologia e infra estrutura necessárias
para o seu controle e crescimento.

Encontre-nos

facebook google linkedin skype

Newsletter

Receba as novidades da Solutia no seu e-mail